VOCÊ SABE O QUE É MUSICOTERAPIA?
"Musicoterapia é a utilização da música e/ou seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) por um musicoterapeuta qualificado, com um cliente ou grupo, num processo para facilitar, e promover a comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, no sentido de alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas.A Musicoterapia objetiva desenvolver potenciais e/ou restabelecer funções do indivíduo para que ele/ela possa alcançar uma melhor integração intra e/ou interpessoal e, conseqüentemente, uma melhor qualidade de vida, pela prevenção, reabilitação ou tratamento".
Agora conhecendo um pouco o que seria a Musicoterapia, direi o porque estou começando com este tema. Na verdade hoje passamos de acadêmicos para "pacientes" do grupo de terapia da Professora Raquel, ela nos levou a refletir em cima de uma música de nada mais nada menos que do Rei Roberto Carlos. E a música que pelo menos umas tantas vezes na vida já ouvimos e talvez já pensamos um pouco na vida em meio a sua letra. Escute e reflita também:
E por livre espontânea pressão todos participamos (rsrsrs brincadeirinha), cada um expressou seu sentimento ao escutar a música e sua opinião acerca da letra, e o que realmente achava do refrão: É preciso saber viver. Fiquei surpreso em ver tanta sabedoria dos meus colegas, cada frase poética e profunda que cheguei até a me arrepiar algumas vezes, pense numa equipe de gente com cultura rsrsrsr. Valeu apena o grupo para mim, pois tenho que admitir que sou tímido, e falar em público é um terror, e acabei tendo que participar também, não me sai tão bem como os filósofos da equipe, mas pelo menos tentei rsrrss.
Pois bem, depois tivemos um momento onde deveríamos fazer algo que não foi tão fácil, foi de nos despedirmos de nosso cliente do estudo de caso. Não me demorei muito, pois se não iria chorar com certeza. O que tenho a falar sinceramente é que aprendi muito com meu paciente, ele tendo Transtorno Bipolar, hoje está totalmente controlado, me ensinou muito a respeito de sua patologia, e me ajudou a entender que todos nós teremos sempre a ensinar e aprender na vida. E que preconceitos estão aí para serem derrubados, assim como o meu foi a respeito de pessoas com qualquer tipo de transtorno psicológico. Conviver essas semanas no CAPS foi de uma importância enorme para meu crescimento como pessoa, e sei que fará parte também de minha vida profissional.
![]() |
fotos com devida autorização de todos |
Logo após tivemos mais uma conversa bem agradável com a Professora Raquel, conversamos a respeito da músicoterapia, também do desmembramento com o nosso cliente, e de muitas outras coisas, até mesmo sobre PSICOPATIA. surgiram até suspeitas que eu seria um ´´psicopata´´, vocês já imaginaram uma coisa dessa? eu sou um anjinho rsrsrrs
Diante de tantas brincadeiras a conversa teve que se encerrar pois já estávamos passando da hora e fomos praticamente expulsos da sala e do CAPS. Aqui deixo uma foto de uma quadro exposto no museu do Louvre em Paris, na França. (acredite se quiser)
![]() |
Bela obra de Arte |
Abraços, e até a próxima...
0 comentários:
Postar um comentário