Eu mesmo |
Olá,
No post anterior lemos um pouco sobre a ansiedade, o motivo é simplesmente porque a minha sub-equipe irá ficar responsável de desenvolver esse assunto junto com os pacientes do grupo terapêutico da Professora Raquel. Ficaria a nosso cargo leva-los a uma discussão sobre o tema, e o que cada um entende e se passa na vida deles, e como os mesmo fazem para vencer esse mal.
Bem nossos trabalhos do dia começariam as 14:00 horas, chegamos na hora marcada. Já no carro falávamos se teriam pacientes no dia, pois a chuva era constante desde cedo, e talvez os pacientes da terapia não fossem a sessão naquele dia. Porém para nossa surpresa um ou dois faltaram, e tivemos mais alguns que não estavam na quarta-feira passada, ou seja tinha um grupo até maior.
Só relembrando, minha sub-equipe é formada por: Gleyson, Maria Isabel, Ana Isabel e Bruna. As responsabilidades delegadas dessa forma:
Bruna - Ficaria a frente do assunto ANSIEDADE e lançaria as perguntas e o desenvolvimento.
Ana Isabel - Ficaria responsável para um dinâmica de relaxamento.
Eu mesmo - Dinâmica de troca de cartões
Maria Isabel - Fiaria responsável pelo lanche e apoio geral
Obs: e todos dariam apoio um ao outro.
Pelo fato da chuva, a Professora pediu para aguardarmos uns 15 minutos pelos pacientes retardatários, e exatamente as 14:15 horas, começamos nosso grupo. Não esquecendo que o restante da equipe estariam em outras missões distintas no CAPS, a equipe que estaria na farmácia eram: Renata, Emanuela e Deoclecio. Na equipe que ficou na sala de espera foram: A Lia, Carlene e Juliana.
Sala da TO (Terapia Ocupacional) |
Bem a Bruna tomou a frente do grupo e iniciou as apresentações, destacou a importância de lutar contra a ansiedade, alguns relataram suas experiências em como enfrentam a ansiedade. É muito bacana ver a consciência que todos tem em relação a ansiedade, falaram o que fazem para se distraírem no alto da ansiedade, alguns falaram que fumam, outro que escreve muito, outra paciente falou que canta e uma até que vai fazer compras e gasta até ficar triste em saber que terá que pagar depois. Mas o que realmente nossa equipe queria passar para eles, é que mesmo nós também temos nossos momentos de ansiedade e que tínhamos cada um de nós nossa forma de lutar contra ela, mas o mais importante era destacarmos que não poderíamos deixar a ansiedade tomar conta das nossas vida. O grupo foi muito participativa na sessão, a maioria deles falaram algo, e acho que tivemos grande aprendizado mútuo na tarde. Bem depois de uns 40 minutos de conversa, a Ana Isabel fez uma dinâmica de relaxamento com equipe, o qual por alguns minutos tentávamos escutar nossa respiração, foi muito bom. Logo depois distribuímos cartões de AMIZADE para cada um deles, em forma de reforçarmos o quanto a importância do grupo e da amizade para luta de cada um, depois alguns pediram para assinarmos nos cartões para guardarem de lembrança aquele dia. Tivemos um lanche delicioso feito por Maria Isabel, e assim diante disso encerramos o grupo as 15:15 horas.
Depois nossa próxima tarefa seria para a entrevista com nosso paciente, para o trabalho de estudo de caso. Eu fiquei com um paciente que se trata de distúrbio de transtorno bipolar, tivemos uma conversa muito tranqüila e proveitosa, ele se mostra muito consciente do seu distúrbio e se acha controlado no momento. Não vou escrever muito, pois deixarei para o próximo post. Em seguida a Professora Raquel, foi de aluno a aluno para encerramos a conversa com o paciente, e nos levou a sala de TO (Terapia Ocupacional), lá a mesma iria nos explicar um pouco mais sobre os rumos da continuação da nossa entrevista com eles.
E assim nos despedimos da Professora e ainda tivemos tempo de toda a equipe conversar um pouco mais no estacionamento do CAPS e fazer alguns planos já para a próxima semana.
Renata e Emanuela na sala da TO |
Bruna, Isabel, Lia, Carlene, Juliana e Isabel |
Deoclecio e Renata |
Nossa amiga Ana Isabel |
Então até lá...
1 comentários:
Seu trabalho está lindo, Gleyson! É muito fácil de se perceber o amor investido na realização desse portfolio. Fiquei muito feliz de ter lhe conhecido, e mais ainda de podermos fazer parte da mesma equipe!
Um grande abraço, continue assim, e nos encontramos à tarde!
Lia
Postar um comentário