quarta-feira, 18 de maio de 2011 | By: Portfólio Saúde Mental

CAPS Messejana - 3º Dia

Olá para todos,


  Para os mais avisados e que leram os posts anteriores estão por dentro que a equipe a qual faço parte teria dentro da programação desta visita de hoje, uma tarde destinada a conhecer como funciona a farmácia do CAPS e principalmente conhecer os medicamentos e sua finalidade em cada patologia. Quem esteve conosco dando todas as explicações, foi a Professora Raquel a qual logo explicou que a parte de farmacocinética e farmacodinâmica é a cargo de nosso Professor de Farmacologia e ela só iria dá uma explanada simples em cada medicamento de uma forma mais prática para nosso entendimento. (e claro que naquele momento só veio a mente a prova do Prof. Jefferson que seria no dia seguinte rsrsrrs abraços querido Professor).
  Falando em medicamentos gostaria muito que vocês dessem um play nesse vídeo e escutassem esse clip, é muito legal a letra dessa música. Esse grupo chama-se Harmonia Enlouquece e foi criado em 1998 no Centro Psiquiátrico Rio de Janeiro (CPRJ) ou seja todos os integrantes de alguma forma possuem algum tipo de transtorno mental. E a letra fala exatamente de alguns medicamentos que estudamos hoje rsrsrrs



   Na farmácia a Professora nos apresentou alguns Ansioliticos, Antidepressivos, Anticonvulsivantes e Antipsicóticos. Relembramos um pouco dos estudos de FARMACOLOGIA e os efeitos de cada fármaco e sua ação especifica.
   E em primeira mão nos perguntou qual a importância das tarjas nos medicamentos e qual seria a finalidade e a diferença entre a tarja PRETA e a VERMELHA, e para os leigos no assunto aqui vai uma explicação importante:

Tarja Preta: a tarja preta informa que o medicamento é de alto risco, não pode ser usado sem prescrição médica e que só podem ser vendidos com apresentação da receita.

As receitas destes tipos de medicamento ficam retidas nos estabelecimento distribuidor do medicamento e são recolhidas, periodicamente, pelos serviços públicos de saúde.

Tarja Vermelha: o medicamento com tarja vermelha é de menor risco, ou seja, embora também seja vendido apenas com receita médica, não representa risco de vida, mas apenas de efeitos colaterais.

Ainda que o consumidor possua o medicamento em casa, ou consiga adquiri-lo independente de apresentar receita médica, é importante que obtenha orientação médica para utilizá-lo, pois, mesmo sendo recomendado para alguns tipos de doenças seus efeitos podem agravar outras áreas da saúde.

Sem Tarja: a ausência de tarja não é um indicador de que o medicamento possa ser usado sem contra-indicação, mas apenas que pode ser vendido sem a apresentação da receita médica, assim, o consumidor deve manter os mesmos cuidados recomendados para os demais medicamentos com tarja.

ANSIOLITICOS:
São medicamentos que têm a propriedade de atuar sobre a ansiedade e tensão. Estas drogas foram chamadas de tranqüilizantes, por acalmarem a pessoa estressada, tensa e ansiosa. Atualmente, prefere-se designar esses tipos de medicamentos pelo nome de ansiolíticos, ou seja, que "destroem" (lise) a ansiedade. Também são utilizadas no tratamento de insônia e nesse caso também recebem o nome de drogas hipnóticas, isto é, que induzem sono. Os ansiolíticos mais comuns são substâncias chamadas benzodiazepínicos, que aparecem em medicamentos como Valium® , Librium® , Lexotam® , Dormonid® etc.

ANTIDEPRESSIVOS: 
Os antidepressivos são drogas que aumentam o tônus psíquico melhorando o humor e, conseqüentemente, melhorando a psicomotricidade de maneira global.São vários os fatores que contribuem para a etiologia da depressão emocional e, entre eles, destaca-se cada vez mais a importância da bioquímica cerebral.
Acredita-se que o efeito antidepressivo se dê às custas de um aumento da disponibilidade de neurotransmissores no SNC, notadamente da serotonina (5-HT), da noradrenalina ou norepinefrima (NE) e da dopamina (DA). Ao bloquearem receptores 5HT2 (da serotonina) os antidepressivos também funcionam como antienxaqueca.       O aumento de neurotransmissores na fenda sináptica se dá através do bloqueio da recaptação da NE e da 5HT no neurônio pré-sináptico ou ainda, através da inibição da Monoaminaoxidase (MAO) que é a enzima responsável pela inativação destes neurotransmissores.
Será, portanto, nos sistemas noradrenérgico o serotoninérgico do Sistema Límbico o local de ação das drogas antidepressivas empregadas na terapia dos transtornos da afetividade.

ANTICONVULSIVANTES:
Um anticonvulsivo (também chamado de anticonvulsivante, estabilizante de humor ou antiepilético) é uma classe de fármacos utilizada para a prevenção e tratamento das crises convulsivas, epiléticas, neuralgias e também no tratamento de transtornos de humor, como transtorno bipolar e ciclotimia. Os anticonvulsivos funcionam como um supressor rápido do excesso de sinapses, resfriando o corpo nas crises, com o objetivo de salvar neurônios, estabilizar o humor e controlar a ansiedade.

ANTIPSICÓTICOS:
Os Antipsicóticos ou Neurolépticos se caracterizam por sua ação psicotrópica, com efeitos sedativos e psicomotores. Por isso, além de se constituirem como os fármacos preferencialmente usados no tratamento sintomático das psicoses, principalmente a Esquizofrenia, tambem são utilizados como anestésicos e em outros disturbios psíquicos.
Os antipsicóticos são medicamentos inibidores das funções psicomotoras (excitação e agitação).

  Esta é a relação dos medicamentos disponíveis nos CAPS, lista dada por nosso Professora Raquel, não houve tempo para ela explicar todos, mas foi possível uma explicação de uma boa parte deles.

DEMONSTRATIVO DE MEDICAMENTOS DE SAÚDE MENTAL -2010
        Ácido Valproico 500mg comp.
        Ácido Valproico 250mg comp.
        Amitriptilina 25mg comp.
        Biperideno 2mg comp.
        Carbamazepina 2% susp
        Carbamazepina 200mg comp.
        Carbonato de Lítio 300mg comp.
        Clomipramina 25mg comp.
        Clomipramina 75mg comp
.      Clorpramazina 25mg comp.
        Clorpramazina  100mg comp.
      Clorpramazina  4% gotas
        Clorpramazina 25mg ampola
      Decanoato de Haloperidol amp.
      Diazepam 5mg comp.
      Diazepam 10mg / 2ml amp.
       Fenitoina 100mg comp.
       Fenobarbital  4% gotas
       Fenobarbital 100mg comp.
       Fluoxecina 20mg caps
       Haloperidol 2ml / ml gotas
       Haloperidol 5mg ml ampola
       Haloperidol 1mg comp.
       Haloperidol 5mg comp.
       Imipramina 75mg caps
       Nortriptilina 25mg caps
       Prometazina 25mg comp.
       Prometazina 25 mg ampola

FONTE: CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSOCIAL – CAPS GERAL SER VI – SERVIÇO DE FARMÁCIA
´
   As 15:15h deu por encerrado os trabalhos na farmácia. O passo seguinte seria continuarmos a entrevista com nosso paciente para o nosso Estudo de Caso, alguns da nossa equipe tiveram que mudar de paciente, pela ausência dos seus entrevistados da quarta-feira anterior. Meu paciente já estava a espera, pois antes o mesmo já estava no grupo terapêutico com outra equipe. A tarde foi bem proveitosa, conversei bastante com ele, me contou algumas particularidades a respeito da sua vida, que me ajudaram a entender ainda mais os possíveis motivos da sua patologia.
   Depois a Professora Raquel nos chamou para uma conversa na sala do Grupo Terapêutico, lá ela nos explicou dentre outras coisas como deveríamos elaborar o trabalho de Estudo de Caso, dando cada passo. Também ficou a nossa disposição o prontuário de cada paciente no qual estávamos trabalhando na nossa entrevista, e assim podíamos verificar cada evolução de enfermagem do mesmo. Para mim o dia foi o melhor desde a primeira visita, não sei se por motivo obvio das relações já mais próximas com os pacientes e com a Professora Raquel, eu não sei, mas se continuar assim acho que no final do estagio foi sentir muita falta de tudo isso. Então o melhor é aproveitar cada momento vivido com minha equipe que só ressaltando é nota 10, em todos os quesitos, que fique claro.

Obs: Esqueci a máquina fotográfica, e não tive como registrar nada de imagens hoje, mas peço perdão aos meu amigos por isso. Como consolo tirei essas duas fotos minhas em minha mesa de estudos, em meu quarto e de onde digito este blog.Ou seja minha intimidade totalmente exposta em rede mundial rsrrsr



0 comentários:

Postar um comentário