![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiD_GanHkIfG8k8gBcih3lhhyphenhyphenIo5pk-XqA0iWS72D-gKTMJc9jiYeVE7VKN2A1tr361y6xTmeDvezEXW5TfNT-Ct3LXuauc0At9gMOJwjwNOulZzz0EiHGDH5qsyDBhm5H9HoYv72QsOiI/s320/S4036670.JPG) |
Izabel, Bruna, Isabel e Eu |
Oi para todos,
Hoje é a nossa 4º visita neste CAPS, e é impressionante como o tempo passa rápido, parece que foi ontem nossa primeira visita e agora completamos um mês de contato com o trabalho tão bem executado de toda a equipe de profissionais desde os médicos, enfermeiras chegando até todos aqueles da cozinha e limpeza. Neste dia a equipe composta por: Lia, Juliana e Carlene ficaram na Farmácia, enquanto a equipe composta por: Deoclecio, Renata e Emanuelle ficaram na sala da TO (Terapia Ocupacional), e lá tiveram trabalho em grupo conversando sobre a Esquizofrenia. E finalmente a equipe o qual faço parte ficou na famosa Sala de Espera, tão temida e esperada rsrsrrsr, pois é, para mim seria um desafio. Já tinha ouvido falar experiências não tão bem sucedidas nas apresentações de alunos lá, não foi com nossos companheiros da outras equipes, mas outros alunos. Na verdade o objetivo nosso seria levar um assunto sobre alguma doença, de uma forma dinâmica e que chamasse a atenção deles, parece fácil, certo? mas não é!! rsrsr Deixa eu primeiramente expor 3 situações:
1º A palestra deveria ser na Sala de Espera
2º O horário seria as 14:00 hs (muito Sol na cabeça da galera)
3º As pessoas estão esperando serem chamados pela senha
Deu para sentir o drama? pois é, a minha expectativa era ótima (porém o coração nuns 120 batimentos por segundo), a recepção principal estava lotada, tinham uns 30 ou mais na Sala de Espera, lembrando que na quarta-feira anterior, eram uns 15. E o clima estava meio quente com estresses de alguns pacientes, concluindo, tensão total rsrsrs
O que você sabe sobre DENGUE?
O dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus (existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.
O dengue clássico se inicia de maneira súbita e podem ocorrer febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas costas. Às vezes aparecem manchas vermelhas no corpo. A febre dura cerca de cinco dias com melhora progressiva dos sintomas em 10 dias. Em alguns poucos pacientes podem ocorrer hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz. Raramente há complicações.
O que é Dengue Hemorrágico?
Dengue hemorrágico é uma forma grave de dengue. No início os sintomas são iguais ao dengue clássico, mas após o 5º dia da doença alguns pacientes começam a apresentar sangramento e choque. Os sangramentos ocorrem em vários órgãos. Este tipo de dengue pode levar a pessoa à morte. Dengue hemorrágico necessita sempre de avaliação médica de modo que uma unidade de saúde deve sempre ser procurada pelo paciente.
O que é Dengue Tipo 4?
O avanço do vírus tipo 4 da dengue pelo Brasil é uma ameaça à saúde pública. Não pelo vírus em si, que não é mais nem menos perigoso que os tipos 1, 2 e 3, mas pela entrada em ação de mais uma variação do microorganismo.
Existem quatro tipos do vírus da dengue: O DEN-1, o DEN-2, o DEN-3 e o DEN-4. “Causam os mesmos sintomas. A diferença é que, cada vez que você pega um tipo do vírus, não pode mais ser infectado por ele. Ou seja, na vida, a pessoa só pode ter dengue quatro vezes”, explica o consultor de dengue da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ivo Castelo Branco.
“Em termos de classificação, estamos falando do mesmo tipo de vírus, com quatro variações”, explica Marcelo Litvoc, infectologista do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. “Do ponto de vista clínico, são absolutamente iguais, vão gerar o mesmo quadro”, esclarece o médico.
A explicação do problema provocado pelo vírus 4 está no sistema imunológico do corpo humano. Quem já teve dengue causada por um tipo do vírus não registra um novo episódio da doença com o mesmo tipo. Ou seja, quem já teve dengue devido ao tipo 1 só pode ter novamente se ela for causada pelos tipos 2, 3 ou 4.
“Quanto mais vírus existirem, maior a probabilidade de haver uma infecção”, resume Caio Rosenthal, infectologista e consultor do programa Bem Estar, da TV Globo. Se houvesse só um tipo de vírus, ninguém poderia ter dengue duas vezes na vida.
A possibilidade da reincidência da doença é preocupante. Caso ocorra um segundo episódio da dengue, os sintomas se manifestam com mais severidade. “Existe certa sensibilização do sistema imunológico e ele dá uma resposta exacerbada”, afirma Litvoc.
Esta reação exagerada do sistema imunológico é um problema. Pode causar inflamações e, por isso, aumenta o risco de lesões nos vasos sanguíneos, o que levaria à dengue hemorrágica. Um terceiro episódio poderia ser ainda mais grave, e um quarto seria mais perigoso que o terceiro.
Qual a causa?
A infecção pelo vírus, transmitido pela picada do
mosquito Aedes aegypti, uma espécie hematófaga originária da África que chegou ao continente americano na época da colonização. Não há transmissão pelo contato de um doente ou suas secreções com uma pessoa sadia, nem fontes de água ou alimento.
Como tratar?
Não existe tratamento específico para dengue, apenas tratamentos que aliviam os sintomas.
Deve-se ingerir muito líquido como água, sucos, chás, soros caseiros, etc. Os sintomas podem ser tratados com dipirona ou paracetamol. Não devem ser usados medicamentos à base de ácido acetil salicílico e antiinflamatórios, como aspirina e AAS, pois podem aumentar o risco de hemorragias.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjvO_AOwI-SeIlfLSPqlDCf4STmOBfuiOL8h3yihl25flAeMmyR3SX6tjP_GZ5DE5P63scln7YLHUcOJ6ynGLx9IVloPM_Ez-rY-yIF1vyPMw72W4HlDhjiDns3HzrBzBX0rX-83eUPutA/s320/S4036666.JPG) |
Valdir (o fantoche rsrsr), Eu e Vandercleide |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiKKh0A-sRrjSqKMPgH5MjarRwBo2q_oHc13HjJPQ7Zy-m69ir-37KZ5bCj1Rc3ajqI6bveXk1UUxX6y6dBGKXi_S-u8jq4kEZTRKC4nrvU2Gnoc0p-XZH0qCGZiZwCXdeWuDHjj-RWi8I/s320/S4036692.JPG) |
Deoclecio na campanha |
Nós decidimos falar sobre a DENGUE, mesmo sendo um assunto tão batido na tv, jornais e campanhas, mas mesmo assim os números de casos de Dengue são alarmantes em nossa cidade, e lembrarmos que ela também mata, e que muitos óbitos já foram registrados por causa dela em Fortaleza já nesse ano. Difícil encontrar alguem que não conheça um parente ou amigo que não tenha tido Dengue. O mosquito, pode até não esta na nossa casa, mas pode esta ao lado, no nosso vizinho. Foi assim que decidimos levar a mensagem, que cada um se tornasse um vigilante da saúde, cuidando da sua casa e fiscalizando a casa do seu vizinho e a sua rua, que cada um entrasse na luta contra a Dengue.
A noticia boa que tivemos logo de inicio foi que nossa palestra seria em outra recepção, e não expostos a 40° graus de sol escaldante. A platéia era uns vinte pacientes, cada um muito atento e participativo também, abordamos o assunto com a ajuda de dois fantoches: VALDIR e VANDERCLEIDE, não gostei muito do primeiro nome rsrsrr mas a idéia não foi minha. Na verdade Valdir estava sentindo todos os sintomas que indicavam a dengue, e com a ajuda de Vandercleide, foi encaminhado a um posto de saúde, falamos da doença, sinais, sintomas e cuidados. Depois fizemos algumas perguntas com direito a brinde para aqueles que acertassem, pois para nossa surpresa todos respondiam e interagiram muito bem, muito além das nossas expectativas. Foi muito produtiva nossa tarde, e no final alguns conversaram comigo relatando sobre a dengue na sua rua e casos bem próximo deles. E assim concluímos nossos trabalhos na Sala de Espera.
MOMENTO NATUREZA:
Depois da sala de espera conhecemos mais 5 amigos que moram no CAPS, na verdade, não é exatamente no CAPS e sim numa árvore no estacionamento, estou falando de uma familia de
Sagüis, ou mais conhecido aqui no Ceará como ´´Soins´´, aqui estão as fotos e vejam como a natureza é linda rsrsrsrs
Depois da palestra, fomos conversar com nosso cliente do grupo. Com meu paciente conversei uns 30 minutos, temos cultivado um relacionamento realmente de muita confiança. Logo após a Professora Raquel nos chamou a Sala de TO, e nos tirou algumas dúvidas ainda existentes sobre o trabalho de caso, e depois de mais observações de alguns clientes encerrou os trabalhos do dia.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjhFEF0NZf6G-Ujch3RE1Aw7rd3dIoMQfEwRCpeWRrIAQIdGVovXF3pELHGH6mtltJMmJWC99LeKtmIoZA1eoTKHBGYmWU42jYJfesA05MiXvuL1wOHh6jIBIVTYG_p7E_3_O4cEZVkGiA/s200/S4036705.JPG)
Logo após as despedidas cada um toma seu rumo para nos encontrarmos nesse mesmo CAPS no mesmo Bat-horário na próxima quarta-feira
então até a próxima...