Fachada do Hospital Clinico de Messejana |
Hoje os trabalhos estavam marcados para se iniciarem as 13:30, como também havia acontecido no estagio passado. Todos a equipe estava lá no minutos antes, apenas uma colegas tiveram contra tempos, mas realmente essas coisas acontecem. O que senti logo na chegada foi um ambiente bem diferente do estagio anterior, é lógico que seria impossível querer comparar a estrutura, pois são instituições totalmente diferentes, com repasses financeiros diferentes e principalmente pacientes com patologias diferentes também.
Confesso que inicialmente me questionei sobre a visita no Hospital Clínico de Messejana, pois fazia a pergunta: se faço Saúde Metal, o que tem haver estagiar com paciente com problemas cardíacos, ou de pulmão, pois essa é a especialidade desse hospital?
Mas a realidade da doença mexe com o emocional de qualquer pessoa, como ela pode encarar essa nova situação, se positivamente ou negativamente, se haverá apoio da família, se o paciente vai responder bem ao tratamento, enfim tem tudo haver com o curso de Saúde Metal, e pronto!!
Professora Rafaela |
Equipe 1: Valdir Gleyson, déoclesio e Juliana
Equipe 2: Maria Isabel, Isabel e Bruna
Equioe 3: Lia e Carlene
Equipe 4: Renata e Emanuelle
A Professora Rafaela também nos repassou alguns informações importantes antes das entrevistas, lemos um pequeno roteiro feito para nos ajudar nas entrevistas, que concerteza foi ótima para um melhor resultado, enfim passado todos as informações fomos aos trabalhos. Esperamos na recepção da enfermaria onde cada equipe decidisse o paciente para a entrevista até chegar a vez da minha equipe.
O paciente que escolhemos foi o J.L.J.M, tem 45 anos, casado, procedente da cidade de Russas. Uma pessoa bem humorada e bem gentil também. Foi muito colaborador em nossos trabalhos, se mostrou entender bem a situação a qual estava passando e tinha real consciência da importancia de acreditar na competencia dos médicos e da equipe que estava cuidando dele. Muito bem humorado o Sr. J.L.J.M., até falou que poderiamos voltar mais vezes para conversar com ele. Não reclamou em nenhum momento das acomodações e nem de qualquer outra queixa possivel do Hospital. Isso mostra realmente o que nós sabemos que com boa admistração vemos resultados. Sabemos que o Hospital Clinico de Messejana é referência nacional na área Cárdiaca, é lógico que nada ainda é perfeito, e muito ainda tem que ser melhorado e aperfeiçoado. E foi assim a entrevista, muito proveitosa a meu ver, esperava queixas do paciente em relação a doença, porém mais que queixas, ouvimos ESPERANÇA dele, isso foi fantástico.
Reunidos para compartilharmos experiências |
Uma grande equipe |
Lia nos relatando sua entrevista |
Depois nos reunimos com a Professora Rafaela em um auditorio para relatarmos um pouco da experiencia de cada equipe em sua entrevista, e da situação emocional de seus entrevistados. Sobre nossa equipe já relatei no paragrafo anterior, A equipe 2 nos passou um pouco de sua paciente, nos contou da sua participação, mas um pouco de indiferença as perguntas do meio para o final dos trabalhos. A equipe 3, nos realtou foi mas delicada a situação da sua cliente, realmente esta necessitando de cuidados tratamento de traumas passados por ela na infancia, os quais ainda não tendo sidos vencidos. A equipe 4, se tratava de um Sr. de 83 anos que tinha uma saudade imensa de sua esposa de 90 anos, que morava no interior e pouco poderia visita-lo.
O intuido tambem desse momento com a Professora foi montar um momento de terarpia com essa unidade, para levarmos uma mensagem para os pacientes ali residentes temporariamente. Ela recebeu todas as sugestões para esse momento e também sugeriu algumas, mas nos indicou um bom roteiro para proxima visita com essa terapia em grupo. Ficou acertada mais ou menos assim o roteiro:
Tempo da Terapia: uns 50 minutos
Inicio: no maximo as 14:00 h
seria dividido em três tempos: ACOLHIMENTO, DESENVOLVIMENTO e FECHAMENTO
teriamos um peça e trabalho artistico em desenho
Lia, Bruna e Juliana |
Déoclesio e Carlene |
Renata e Emanuelle |
Até o próximo post.
EM PÉ: Lia, Emanuelle, Renata, Pra. Rafaela, Isabel, Bruna, Carlene e Juliana SENTADOS: Gleyson e Déoclesio |